Equipe Unishop
03 maio, 2024
Vale a pena abrir uma loja física em tempos de digital?
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Pensando em investir em um estabelecimento, mas preocupado se será a escolha certa? Este post é para você que está em dúvida sobre abrir uma loja física em uma era digitalizada.
É inegável que o avanço tecnológico, que já estava em ritmo acelerado, teve um grande impulso durante e após a pandemia da Covid-19. O período de isolamento obrigatório forçou o mercado a se adaptar rapidamente e migrar para o ambiente online para continuar vendendo. Desde então, a maneira de consumir nunca mais foi a mesma. Mas, para responder à pergunta do título, vamos recorrer a dados e informações valiosas para uma resposta precisa.
Como está o mercado de vendas em tempos digitais?
Como mencionado anteriormente, o avanço tecnológico e a pandemia transformaram completamente a forma de vender produtos e continuam a provocar mudanças até os dias de hoje.
No ambiente digital
De acordo com o estudo The State of Consumer Behavior da Raydiant, 40,3% dos clientes reduziram significativamente suas visitas a lojas físicas devido à pandemia da COVID-19.
No ambiente presencial
No mesmo estudo, 46% dos entrevistados afirmaram que, se pudessem escolher, prefeririam comprar pessoalmente em vez de adquirir um produto online. Isso porque desejam ver e sentir os produtos que estão comprando, enquanto 26% valorizam a experiência geral de compra presencial.
Uma pesquisa realizada pela MindMiners reforça essa preferência pela experiência e confiabilidade das lojas físicas: 75% dos brasileiros ainda têm o hábito de visitar lojas físicas para conhecer e experimentar novos produtos. Além disso, mesmo ao comprar online, eles preferem locais que também possuem espaços físicos, pela confiabilidade do local.
Lojas físicas e virtuais: o caminho é a união
Tanto as lojas físicas quanto as virtuais têm características únicas de venda, e o empreendedor perspicaz não opta por um modelo ou outro. Pelo contrário, ele combina o melhor dos dois mundos e, assim, amplia sua abrangência.
Reprodução: Freepik
E se você ainda desconfia da relevância da união entre os segmentos, provavelmente não tem acompanhado as ações da gigante no digital, Amazon, que como estratégia de expansão vem apostando forte no físico, com diversos segmentos de lojas, como:
Amazon Fresh;
Amazon Go;
Amazon Style.
Se apenas o digital tivesse relevância nos dias de hoje, o que justificaria essa grande ação da Amazon? Nada, né?
Veja os custos e características principais da loja física e da loja virtual que fazem delas dois segmentos diferentes, mas complementares.
Custos das lojas físicas e virtuais
Lojas físicas
Aluguel ou a compra de um imóvel;
Móveis para infra-estrutura;
Boletos de luz e água;
Contratação de funcionários;
Entre outros.
Lojas Virtuais
Custos com armazenamento inicial;
Contratação de plataforma de e-commerce;
Estratégias com marketing digital.
Aqui os custos são bem menores que no espaço físico.
Características das lojas físicas e virtuais
Agora, dá uma olhadinha nas características das lojas virtuais e das físicas para ajudar você a entender a relevância de cada uma delas.
Lojas físicas
É na loja física que os clientes podem visitar para conhecer pessoalmente os produtos, experimentar na hora, conversar com as pessoas, tirar dúvidas com vendedores e já ter em mãos aquele produto que ele tanto quer comprar.
Também tem como vantagem a hospitalidade na qual a loja atende, na construção de um relacionamento entre marca e consumidor e na entrega de uma solução específica para o problema do cliente.
Tudo isso, incluindo a atratividade do próprio espaço, cria no cliente uma boa impressão do lugar, elevando o nível da experiência e satisfação, o que faz ele retornar. E é isso que a gente quer, né?
Lojas Virtuais
A loja online também tem suas vantagens conhecidas por todos, como a possibilidade de comprar de qualquer lugar, ver opiniões e comparar preços, não precisar deixar o conforto de casa, além de várias formas de conquistar e atrair clientes.
Seja utilizando uma interface de fácil acesso e navegação, como também trabalhando com uma logística de entrega rápida e com uma embalagem personalizada, que seja a cara da empresa.
Ao abrir o pacote, o consumidor sabe que aquele é um produto de confiança e de alta qualidade, que transmite para ele um sentimento de exclusividade e pertencimento. Isso, a gente também quer pra nossa empresa, né?
Reprodução: Freepik
Vale a pena, sim, abrir uma loja física em tempos de digital, desde que…
Vale a pena, sim, investir em uma loja física em tempos de digital, desde que o empreendedor entende alguns pontos fundamentais, como os que apresentamos a seguir:
Melhore a experiência do cliente
O objetivo de uma loja física, que quer conquistar e reter cada vez mais consumidores, é a capacidade de criar uma experiência do cliente tão memorável que faça ele retornar até a loja para ter essa experiência novamente.
Faça ele se sentir parte da empresa
Você pode criar relações significativas com o consumidor fazendo ele se sentir parte daquela empresa, contando principalmente boas histórias, já que são justamente essas histórias que criam novos significados, conexões e sentimentos em cada indivíduo.
Conquiste a lealdade do consumidor
Uma marca responsável e transparente também conquista a lealdade do público e a confiança necessária para transformar a sua loja física num espaço admirado pelo consumidor.
Faça da sua marca uma comunidade
Quando uma marca é chamada de inspiradora e vista inclusive como uma comunidade por seus consumidores, é possível constatar o grande laço emocional que já existe entre marca e consumidor.
Se aproximando dos clientes, uma empresa que conhece seu esse elo é capaz de utilizar a integração online e offline para trabalhar da melhor forma essa conexão, transformando a experiência do cliente.
A união perfeita e gratuita da loja física com o digital está na Unishop
Na Unishop, ser parceiro significa receber todo o suporte necessário para lançar sua loja física no mundo digital. Oferecemos um espaço de E-commerce pronto para uso, cursos especializados e material de marketing exclusivo para redes sociais, além de auxílio na seleção de fachada e valiosas dicas profissionais.
E o melhor de tudo: tudo isso é gratuito. Estamos aqui para ajudá-lo a destacar sua marca e alcançar um número ainda maior de clientes.
Venha fazer parte da Unishop e aproveite todos esses benefícios para desenvolver seu espaço físico, fortalecer sua presença online e impulsionar suas vendas!