Equipe Unishop
17 abril, 2024
Licenciamento de Uso da Marca x Franquia: entenda as diferenças!
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A seguir explicaremos cada um desses modelos de negócio e qual pode se adequar melhor ao seu tipo de perfil. Vamos começar com a Franquia:
Franquia, ou Franchising, é um modelo de negócios no qual o proprietário de uma marca (o franqueador) garante a um investidor (o franqueado) uma autorização para utilização de sua marca.
Dessa forma, o franqueado pode ter um negócio próprio estruturado, com transferência de know-how, treinamentos, manuais e toda a orientação necessária para garantir o sucesso de sua unidade.
Reprodução: Freepik.
Benefícios de uma franquia
A Franquia conta com diversos benefícios, dentre eles a padronização e o uso da imagem de uma marca que já é consolidada no mercado. O franqueado também conta com todo o auxílio necessário do franqueador para que essa padronização de atendimento e produto sejam atingidos.
Isso garante que, seja qual for a unidade visitada, será possível encontrar os mesmos produtos e serviços e com a mesma qualidade, consolidando então a identidade da marca e sua reputação.
Nesse modelo de negócios há algumas vantagens para ambas as partes.
Para o franqueado, é uma oportunidade de iniciar uma empresa mesmo sem ter conhecimento prévio na área selecionada. Há também menos riscos envolvidos ao iniciar um negócio que já é reconhecido pelo público, o que garante também uma troca de experiências entre parceiros, suporte e acesso a técnicas especializadas de administração e operação.
Para o franqueador, ele se beneficia com o crescimento rápido e menores custos de investimento. Com isso, ele pode se concentrar na produção e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, aumentando a eficiência da operação e descentralizando sua administração.
Desafios da franquia
Abrir uma franquia também engloba diversos desafios. Os principais deles são a pouca flexibilidade e falta de autonomia sobre as operações da rede franqueada e garantir um padrão de qualidade esperado pelo franqueador.
Por isso, para auxiliar o empreendedor nesse desafio, a rede franqueadora deve fornecer suporte aos franqueados, dispondo de manuais e treinamentos, a fim de instruir o franqueador.
Em outras palavras, seu intuito é capacitar o empreendedor para que ele tenha um conhecimento profundo da marca, sua estrutura, seu modelo operacional e o know-how necessário para ele conduzir o investimento com sucesso.
O que é Licenciamento de uso de marca
O Licenciamento é, em poucas palavras, uma autorização e regulação do uso dos direitos do titular de licença pelo licenciado. Isso abrange marcas e outros ativos intangíveis, como patentes, designs, músicas, aparência distintiva (trade-dress) e software de computador. Dentre eles, o mais buscado é o licenciamento de marca.
Reprodução: Freepik.
Benefícios do uso de marca
Este é um modelo de negócio que garante os direitos de uso do licenciante pelo licenciado. Sendo um acordo de duas partes, cada uma garante seus benefícios específicos.
Para o licenciante, ou seja, aquela empresa que detém os direitos da marca, ela receberá royalties pelo uso de sua marca, além de ser uma excelente forma de aumentar sua presença de mercado e expandir o seu público. Já para o licenciado, seu maior benefício é a garantia de usufruir dos direitos da marca envolvida.
O uso da marca é condicionado a determinadas especificações, como padrões de qualidade dos produtos e serviços. Assim, há uma maior garantia de que a reputação daquela marca não será prejudicada pela má utilização de um licenciado.
Uma grande diferença no Licenciamento é que não existe uma transferência de know-how, treinamento ou suporte, o que permite uma maior autonomia e liberdade de gestão ao licenciado.
Com seu acesso garantido a uma marca pré-estabelecida, é possível ampliar sua presença de mercado, permitindo que ele use estratégias de marketing já consolidadas para garantir o sucesso do empreendimento.
Um detalhe importante quando se trata de licenciamento é ter em mente a Lei da Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/96), Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98) e a Lei de Proteção da Propriedade Intelectual de Programa de Computador (Lei nº 9.609/98), que regula aspectos como os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial e os direitos autorais.
Diferenças entre Franquia vs Licença de uso de marca
Em poucas palavras, no licenciamento de uso de marca é possível ter uma maior autonomia na administração do negócio, enquanto que na franquia a padronização é a característica central da organização. Escolher o modelo de negócio ideal para você vai depender de suas características individuais e quais você busca investir!
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