Equipe Unishop

03 julho, 2025

Empreendedorismo regional: como começar um negócio de impacto na sua cidade com pouco dinheiro

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Se você sonha em empreender, saiba que não está sozinho. 6 em cada 10 pessoas tem esse sonho, segundo dados de uma pesquisa internacional com apoio do Sebrae. A principal questão é: quem irá tirar ele do papel? 

O interior tem sido uma escolha certeira de quem quer investir pouco capital e obter um resultado de sucesso. Neste texto, vamos te mostrar soluções para colocar a mão na massa e ter seu próprio negócio.

Por que cada vez mais brasileiros escolhem empreender fora dos grandes centros

Deixe de lado a ideia de que só terá sucesso se tiver em uma cidade grande.  Hoje, empreender no interior é não apenas possível, como estrategicamente vantajoso. E há três  principais motivos para isso:

1- Custo mais baixo 

Os custos, no geral, são menores. Desde o aluguel do espaço, infraestrutura, até a folha de pagamento. Com essa redução, é possível ter um negócio rentável investindo bem menos do que em uma capital.

2- Concorrência menor 

Com uma quantidade menor de lojas especializadas, você pode se destacar e consolidar sua empresa com mais facilidade. 

3- Conexão com o cliente

No interior, a relação com o consumidor é mais direta, humana e baseada na confiança. Isso cria um diferencial competitivo poderoso.

Os tipos de negócios que mais crescem em cidades pequenas

Observe uma comunidade de cidade do interior. Serviços essenciais são a base para qualquer cidade funcionar e é aqui que você pode ter um bom investimento. Entre eles: 

Lojas de limpeza profissional
  • Mercados de bairro;
  • Serviços de manutenção e conserto;
  • Delivery de alimentos;
  • Salões de beleza e barbearias.

Esses negócios resolvem problemas reais da população e geram receita desde os primeiros meses, mesmo com um investimento inicial reduzido.

Dicas para analisar a viabilidade de um negócio na sua região

Chegou a hora de tirar essa ideia do papel e colocar em prática. O primeiro passo é fazer uma análise realista da região que você está pensando em abrir um negócio. Aqui vão 4 perguntas para responder e chegar em uma solução viável.

1- O que as pessoas compram com frequência? 

2- Existe demanda não atendida?

3- Quais lacunas existem nessa região?

4- O que eu posso fazer diferente para sair na frente da concorrência? 

Essa análise inicial vai ajudar você a com mais segurança.

O papel do empreendedor local no desenvolvimento da comunidade

Ser dono de um negócio é apenas o começo. Ao solucionar um problema daquela região, você pode se tornar um agente de transformação real. Abrindo uma loja Unishop, por exemplo, você:

  • Gera empregos diretos e indiretos;
  • Valoriza o comércio da região;
  • Inspira outros a empreender também;
  • Reforça o senso de comunidade e identidade local.
Lojas de limpeza profissional têm se tornado referência local

Um exemplo de sucesso regional são as lojas especializadas em limpeza profissional. Com investimento inicial acessível, estrutura compacta e alta demanda, elas têm se tornado referência.

Um exemplo vem de Santos-SP, onde Gilson Ferreira, empresário com longa trajetória no setor, acaba de migrar para a rede Unishop. Ele compartilha sua expectativa com o novo momento:

“Investir em uma loja de produtos de limpeza no litoral é uma excelente oportunidade. Como a demanda é constante, sempre há clientes precisando de soluções para manterem seus negócios impecáveis, especialmente em áreas de turismo. Tenho um longo histórico no setor e sei bem como pode ser bom. Agora, com a mudança para a Unishop e esse upgrade de produtos, estrutura e suporte, espero que a resposta dos clientes seja ainda mais positiva. Temos muito campo para explorar.”

Casos como o de Gilson mostram que é possível crescer com estratégia, mesmo em mercados já conhecidos, alinhando estratégia e diferenciação. 

A proposta da Unishop: abrir uma loja com suporte, produto e posicionamento prontos

A Unishop é a maior rede de lojas de limpeza profissional do Brasil. Se você deseja abrir um negócio de impacto na sua região, essa pode ser a oportunidade ideal.

Com a Unishop, você conta com:

  • Modelo de negócio validado e em expansão;
  • Suporte completo para implantação;
  • Treinamento técnico e comercial;
  • Mix de produtos com alta rotatividade;
  • Marketing pronto para o ambiente local.

Tornar-se lojista Unishop é bem simples. Preencha esse formulário, converse com um consultor e receba um plano personalizado.