Equipe Unishop

21 julho, 2025

Como reduzir custos operacionais do seu negócio com a Unishop

Categorias / Post

Descubra como reduzir custos operacionais na sua franquia ou loja licenciada com a Unishop usando automação, integração e gestão inteligente. 

Manter o caixa saudável virou prioridade. Mas com os juros altos, inflação e margem pequena, como fazer mais com menos? Essa se tornou uma das perguntas mais relevantes na hora de colocar um novo empreendimento nos moldes de franquia na balança. 

A resposta está na eficiência operacional. E é exatamente aí que a Unishop entra como aliada estratégica.  A seguir, mostramos por que é tão necessário focar nos processos eficientes e como a Unishop pode transformar como sua rede administra compras, estoques, pagamentos e muito mais.

O desafio de manter a rentabilidade em tempos de juros altos

Os juros estão elevados. Com a taxa Selic estabilizada em 10,25% ao ano, manter a rentabilidade das operações se tornou um dos principais desafios para quem atua com modelos de licenciamento ou franquias. 

O crédito segue caro, os custos fixos aumentaram e o consumidor exige mais por menos. Como passar por uma situação instável como essa?  Buscando eficiência no processo. Empresas que não buscam isso perdem competitividade de mercado.

A boa notícia? Você não precisa passar por isso. A Unishop tem as ferramentas certas para ajudar no crescimento sustentável da sua loja licenciada. 

O que são custos operacionais e por que eles impactam tanto os negócios?

Custos operacionais são todos os gastos envolvidos na manutenção do negócio. Eles vão desde a folha de pagamento até o aluguel do espaço, mas não se resumem a isso. Em modelos semelhantes ao de franquia, como o licenciamento, é necessário considerar: 

  • Compras e controle de estoque
  • Processos logísticos
  • Sistemas de gestão de dados
  • Treinamento e padronização de unidades
  • Custos com erros operacionais 

Se não houver uma gestão eficiente e automatizada, os custos se acumulam silenciosamente e impactam no lucro.

As 5 principais formas de cortar custos com a Unishop

A Unishop foi pensada para ser uma solucionadora de problemas. Veja como nossas soluções ajudam sua loja a enxugar despesas e melhorar a margem operacional:

Gestão inteligente de estoque e compras

O excesso (ou a falta) de produtos no estoque pode ser um dos maiores vilões da sua loja. Com a Unishop, você terá o apoio de uma equipe de vendas presencial, e da equipe de gestão interna, que te auxiliarão, desde a compra do pedido inicial, além de campanhas mensais, focando sempre nos produtos de Curva A.

Com isso você tem menos capital parado e perdas por vencimento e compras mais precisas e em condições melhores com fornecedores.

Relatórios informativos

Não se baseie no achismo. A Unishop atualiza mensalmente os clientes com informações sobre o desempenho das lojas nas campanhas. Desse modo, é possível identificar rapidamente onde estão os maiores gastos, corrigir desvios operacionais e tomar decisões com base em dados atualizados.

Integração com sistemas de pagamento

A integração com gateways e sistemas de pagamento reduz erros manuais, evita inconsistências e melhora o controle financeiro.

Na prática, você economiza em custos com equipe administrativa, erros de cobrança ou pagamento duplicado e fraudes e inconsistências contábeis.

Padronização entre unidades

Retrabalho nunca mais. Com a Unishop, você padroniza catálogos de produtos, políticas comerciais, preços e processos operacionais.

Isso garante mais consistência na operação, menos necessidade de treinamentos frequentes e a redução de erros e falhas no atendimento.

Tecnologia é investimento, não gasto

Se sua preocupação é com o custo, saiba que a tecnologia certa se paga rapidamente. No varejo, onde a margem é apertada, automatizar processos pode representar a diferença entre expandir ou estagnar.

A gestão inteligente é o caminho para operar com mais inteligência, menos desperdício e maior controle. A Unishop está pronta para ajudar a dar esse passo com um uma plataforma completa, fácil de usar e adaptável ao seu modelo de negócio. Entre em contato e saiba mais!